Novo modelo de vistoria é implantado no Estado e visa oferecer mais segurança

Visando uma maior segurança e transparência nas transferências de veículos, Detran|ES implanta novo modelo de vistoria com mais dispositivos de segurança.


Imagem: site do Detran|ES | ECV’s ficarão responsáveis pela vistoria obrigatória.

Na última segunda, 13 de janeiro de 2020, começou a vigorar um novo modelo de vistoria veicular implantado pelo Detran|ES e Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV’s) em todo os Estado do Espírito Santo.

Segundo o diretor do Detran|ES, Givaldo Vieira, as medidas têm por objetivo oferecer mecanismos de segurança contra fraudes ou adulterações que visam lesar, principalmente, os proprietários de veículos.

A medida cumpre a orientação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), como prevê a Resolução 466/2013.

Vistoria obrigatória

A vistoria veicular é obrigatória na realização de transferência de propriedade de veículos, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual e todos os demais serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Anteriormente, a vistoria era feita utilizando-se de métodos analógicos e desatualizados, utilizando-se formulário com decalque manual para a coleta dos números de chassi do automóvel. O procedimento deixava margem para o ação de estelionatários e quadrilhas especializadas em furtos e adulterações.

Novo modelo

O novo modelo de vistoria gera registros digitais do veículo, armazenando as informações em um cadastro único com o histórico completo do veículo com laudos, imagens e diversos documentos com dispositivos de segurança e identificação.

O processo visa priorizar a transparência dos procedimentos e informações coletadas, facilitando os processos de transferência de veículos e inibir as práticas de clonagem e adulteração de veículos, crimes que têm índices aumentados nos últimos anos.

Como funciona

O proprietário deverá se dirigir a uma Empresa Credenciada pelo Detran munido dos documentos necessários para o processo.

  1. Realizar vistoria na Empresa Credenciada de Vistoria;
  2. Dirigir-se à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular), pegar senha para atendimento e abertura do processo;
  3. Efetuar pagamento do DUA/Detran na rede bancária;
  4. Retornar à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular) para finalizar o processo e pegar o documento (CRV).

O Detran disponibiliza ainda uma lista com a relação das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV’s) que pode ser acessada através deste link.

Fonte: Tribuna Online

Tags:


Compartilhe com:

Endereço

Av. N. Senhora da Penha, 2796
salas. 801 - 810 – Santa Luíza
Vitória/ES - CEP: 29045-402

Visualizar no Maps