Petrobras anuncia mudanças na qualidade da gasolina

Motoristas devem começar a sentir a melhoria em curto prazo de tempo.

Publicado em: 24/06/2020

Imagem: Michoko/Pixabay

A Petrobras anunciou que a partir de agosto deste ano fará mudanças nas refinarias que possibilitará a elevação na qualidade da gasolina nacional, ficando mais parecida com o padrão europeu e estadunidense.

Os motoristas de veículos movidos a gasolina devem começar a sentir a melhora em um curto prazo de tempo. A tendência é o aumento no rendimento do veículo, reduzindo o seu consumo.

Octanagem

O novo padrão trará melhorias quanto a octanagem do combustível, mas não será alterado o percentual de etanol utilizado atualmente (27%). O padrão estadunidense, por exemplo, é de 10% de adição de etanol. Diante disso, mesmo a qualidade do combustível ganhando essa nova característica, ainda não conseguirá se igualar à qualidade dos outros países.

Aumento dos preços

A Petrobras já adiantou também que a mudança acarretará em aumento no valor do litro da gasolina. No entanto, a mesma afirma que a otimização no consumo e o maior rendimento do novo combustível deverá equilibrar o custo-benefício, compensando assim o aumento de preços.