Valor dos seminovos deve cair devido a estoques cheios

Após valorização após o início da pandemia, preço dos usados deve cair devido a baixa demanda no período.


Foto de Kelly Lacy no Pexels

A estagnação econômica causada pela pandemia de COVID-19 diminuiu drasticamente o consumo em geral. Com as concessionárias de veículos o efeito não seria diferente causando um “encalhe” de veículos em seus estoques.

Valorização na pandemia

Apesar da valorização dos usados durante a pandemia, em parte devido à maior cautela dos consumidores em assumirem compromissos financeiros de valores mais altos, dando preferência aos seminovos, os estoques permaneceram cheios e estima-se que uma queda nos preços será necessária para que não haja maiores perdas pelas concessionárias.

Estoques parados

Um levantamento realizado pela empresa de consultoria MegaDealer em parceria com a plataforma AutoAvaliar, estima que mais de 5 milhões de veículos estão parados nos pátios das concessionárias de todo o país.

O estudo tomou com base os cinco primeiros meses de 2020, analisando o número de operações efetuadas em mais de 2 mil concessionárias.

Para as concessionárias isso se torna motivo de enorme preocupação. Os veículos seminovos são um ativo importante às empresas de venda. Sendo eles recebidos como parte do pagamento dos veículos novos, a venda de seminovos é utilizada para garantir o fluxo de caixa das concessionárias para sustentar o negócio e para pagamento de débitos.

Margem de lucro

O executivo da MegaDealer no Brasil, Fabio Braga, destaca a importância em buscar o equilíbrio entre margem de lucro e capital de giro devido as dificuldades do momento. Segundo ele, será impossível manter as mesmas margens de lucro após a reabertura do comércio.

Existem ainda outros fatores que devem empurrar os preços do seminovos para baixo, como a valorização dos carros novos e as locadoras de veículos, que devido a falta de operações durante a pandemia, tendem a enxugar seu estoques de veículos, injetando mais seminovos no mercado.

Tags:


Compartilhe com:

Endereço

Av. N. Senhora da Penha, 2796
salas. 801 - 810 – Santa Luíza
Vitória/ES - CEP: 29045-402

Visualizar no Maps