Comunicado de venda do veículo pode ser feito em cartório

Com a nova medida, o vendedor já poderá sair do cartório sem responsabilidades sobre o veículo vendido.


comunicado de venda em cartório
Uma preocupação a menos para quem está vendendo o veículo.

O comunicado de venda do veículo poderá ser feito diretamente nos cartórios do Estado. Isso, graças a um convênio firmado entre o Detran|ES, o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg), o Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo (CNB/ES), em parceria com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

A medida visa agilizar o processo e ainda estimular o vendedor a fazer o comunicado de venda. Apesar de o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) determinar a obrigatoriedade, muitas vezes não é cumprida.

O comunicado de venda do veículo é uma ferramenta importante. Ela permite que o antigo proprietário seja isento de responsabilidades ocorridas com o veículo até que seja concluído o processo de transferência.

Agora, o vendedor poderá fazer o comunicado no momento em que for fazer o reconhecimento firma das assinaturas para o documento de transferência.

Serviços mantidos

O Detran|ES ressalta ainda, que os serviços para comunicação de venda, feitos online ou presencialmente nas agências do Detran, permanecem em funcionamento normalmente.

Comunicado de venda online

Para quem desejar fazer o comunicado de venda do veículo de forma online, basta acessar o endereço detran.es.gov.br. Na guia Comunicado de Venda, preencha os dados necessários conforme forem solicitados.

Comunicado de venda presencial

Caso o antigo proprietário desejar realizar o processo presencialmente em uma das agências, será necessário agendamento do atendimento, que pode ser feito pelo endereço agendamento.es.gov.br

Fonte: A Gazeta

Tags:


Compartilhe com:

Endereço

Av. N. Senhora da Penha, 2796
salas. 801 - 810 – Santa Luíza
Vitória/ES - CEP: 29045-402

Visualizar no Maps