Acevive participa de reunião com CETRAN-ES para apresentar projeto.

Reunião aconteceu na manhã desta quarta, 14/10 e contou com a presença do Presidente do Cetran-ES, Harlen da Silva.

Publicado em: 14/10/2020

O foco da reunião foi a apresentação do projeto promovido pela Acevive.

Na manhã desta quarta-feira, 14 de outubro, o Diretor Presidente da Acevive, Anderson Stofel e Raissa Marques, representante do Grupo Alfa, e Jeferson Ronconi, representante jurídico da Acevive, se reuniram com o Presidente do Cetran-ES, Harlen da Silva para exporem o projeto de estudo e aprofundamento das IS’s promovido pela Acevive e que conta com o apoio dos associados e empresários do ramo de vistoria.

O projeto

Como divulgado anteriormente, o projeto consiste basicamente na formação de grupos de estudo, com reuniões regulares que estudam e debatem sobre as IS’s do Detran, responsáveis por regular a atividade das empresas credenciadas de vistoria no Estado do Espírito Santo.

A iniciativa surgiu a partir da necessidade de aproximar as normas das Instruções de Serviço da realidade vivida diariamente pelas ECV’s capixabas. Sendo assim, a Acevive viu a necessidade de coletar as sugestões dos empresários e representantes do setor, afim de estruturar as propostas de adequação, e consequentemente, levar ao conhecimento dos órgãos reguladores“. Explicou Raissa Marques, representante do Grupo Alfa.

A ideia tomou forma após a primeira assembleia, realizada virtualmente, que teve o apoio dos associados e demais empresários do setor, formando assim a primeira turma do Grupo de Estudos das IS’s do Detran.

Raissa explicou ainda que a aceitação do projeto foi tão grande, que em breve serão formadas novas turmas para os profissionais que não conseguiram participar neste primeiro momento.

Fiscalização

Além da elaboração de propostas de adequação, foco do Grupo de Estudos, a Acevive busca que haja um entendimento amplo da regulação que rege as empresas credenciadas, por todos os profissionais do setor.

O objetivo é combater irregularidades, que possam vir a ser cometidas por empresas credenciadas, através da conscientização e de ações de acompanhamento e fiscalização.

Nós temos consciência que os órgãos de regulação têm atuado rigorosamente na fiscalização e na aplicação de penalidades, quando cabíveis. Mas, as empresas do setor de vistorias precisam atuar em conjunto, participando da fiscalização e apoiando os órgãos de regulação. Agindo dessa forma, promoveremos um setor mais competitivo e saudável, inibindo a prática de irregularidades e a concorrência predatória.” Afirmou Anderson Stofel, Diretor Presidente da Acevive.

Aproximação

Anderson Stofel afirmou que a Acevive surgiu da necessidade uma entidade que concentrasse as demandas do setor de vistorias e pudesse representar este setor, diante dos órgãos reguladores e demais autarquias.

A melhor maneira de promovermos o crescimento do setor e do Estado, é aproximando entidades e credenciadas, e o alinhamento das ações conforme a demanda do mercado.” Disse Stofel.

É evidente a importância da função social exercida pelas empresas de vistoria, e do importante serviço prestado à população em geral. Contudo, é importante que haja uma fiscalização rígida e eficiente, que seja capaz de defender os interesses do Estado, manter a segurança do usuário, mas que não prejudique as empresas credenciadas.

A reunião que tivemos hoje com o Presidente do Cetran-ES, Harlen da Silva e a reunião recente que tivemos com o Diretor Geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, demonstra o interesse dos órgãos de regulação em estabelecerem uma linha aberta com a Acevive para ouvir as solicitações das ECV’s do Espírito Santo. Continuaremos a atuar para estreitarmos ainda mais este canal de comunicação e representar o setor de vistorias capixaba.” Concluiu Anderson Stofel, Diretor Presidente da Acevive.