Novo mapa de risco altera dias de abertura do comércio
O novo mapa de risco foi divulgado pelo Governo Estadual na tarde desta sexta, 16/04 trazendo algumas alterações nas medidas restritivas.
Publicado em: 16/04/2021
O novo mapa de risco (51º) foi divulgado pelo Governo Estadual na tarde desta sexta, 16/04 trazendo algumas alterações nas medidas restritivas que já estavam em vigor. O novo mapa terá vigência de 19/04 a 25/04 e aponta 30 municípios que ainda se encontram em risco extremo de contaminação. Uma queda razoável, tendo em vista que no último mapa divulgado haviam 42 municípios nesta categoria.
Na próxima semana, os postos de combustíveis voltam a ter autorização para trabalhar todos os dias da semana e sem restrição de horário, passando a serem incluídos na categoria de serviços essenciais.
Outra mudança significativa é em relação aos dias de funcionamento do comércio. Como já estava determinado anteriormente, as lojas estavam autorizadas a abrir em 3 dias da semana (quarta, quinta e sexta), em horários pré-estabelecidos. Devido ao feriado de Tiradentes (21/04) o Governo Estadual alterou os dias de funcionamento para terça, quinta e sexta, para que não haja redução ainda maior no expediente do comércio.
Como na quarta, feriado, não haverá atividade econômica ou social, e ainda não haverá circulação de transporte público, as lojas seriam ainda mais sacrificadas com um dia a menos de funcionamento na semana.
O Governador Casagrande anunciou ainda que houve uma estabilidade nos números de casos e óbitos, embora ainda estejam em patamar alto. Contudo, nota-se uma certa mudança nos hábitos da população, demonstrando um pouco mais de cooperação com as medidas de prevenção do que antes se observava no público em geral.
O Governo Estadual deverá divulgar um novo mapa de risco na próxima sexta-feira, 23/04, como tem sido feito habitualmente.
Classificação dos municípios
RISCO EXTREMO: Águia Branca, Anchieta, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Domingos Martins, Ecoporanga, Guarapari, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marechal Floriano, Mimoso do Sul, Montanha, Muniz Freire, Muqui, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Santa Teresa, São José do Calçado, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.
RISCO ALTO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibatiba, Ibiraçu, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Mantenópolis, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Sooretama, Venda Nova do Imigrante e Vila Valério.
RISCO MODERADO: Brejetuba, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Iconha, Itarana, Laranja da Terra e Vila Pavão.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Campanha mundial Maio Amarelo convida à reflexão sobre o trânsito
A campanha tem expressão a nível mundial e conta com o apoio e a participação de diversas entidades da iniciativa pública e privada.
Saiba mais »Descontos de até 40% nas multas de trânsito no Estado
Os condutores que optarem por receber as notificações por aplicativo terão direito a condição.
Saiba mais »