Nesta quarta, 21/04, comemora-se o Dia Nacional de Paz no Trânsito
A data foi criada visando conscientizar e alertar sobre a violência e os altos índices de mortes no trânsito.
Publicado em: 21/04/2021
O Dia Nacional de Paz no Trânsito, é comemorado no dia 21 de abril e foi criado visando conscientizar e alertar sobre a violência e os altos índices de mortes no trânsito, diretamente relacionados ao comportamento dos motoristas em geral.
Grande parte dos homicídios não são ocasionados por acidentes, mas sim pela hostilidade entre os usuários do sistema, a falta de boas práticas e a intolerância. Todos esses fatores acabam sendo o estopim de situações de conflitos graves, assim como visto em muitos casos de violência e homicídios recentes relacionados ao trânsito.
Soluções
A solução para o problema está na promoção de boas práticas para condutores e pedestres, a conscientização de valores de cidadania e o exercício da empatia e da tolerância frente as diversidades encontradas. É essencial que todo saibam agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e mudando maus hábitos e posturas negativas.
Como podemos contribuir?
A responsabilidade por um trânsito mais humano e seguro é de todos os usuários. Todos precisam avaliar constantemente suas atitudes e melhorar maus hábitos e atitudes nocivas enquanto no trânsito.
O respeito a legislação e a adoção de comportamento civilizado é o primeiro passo para uma política de paz no trânsito e para o convívio saudável entre os usuários. Os reflexos destes comportamentos resultam em motoristas e pedestres melhores e mais responsáveis, reduzindo o índice de acidentes e infrações.
Algumas sugestões:
- Respeitar as leis de trânsito é dever fundamental de todos os cidadãos e também a melhor forma de evitar multas, desentendimentos e acidentes.
- Evitar confrontos ou comportamentos hostis no trânsito, buscando apelar sempre à razão, ao diálogo e a conciliação.
- Entender que errar é humano. Muitas vezes é preciso reconsiderar as falhas cometidas por outro usuário. A maioria das vezes, uma discussão somente contribuirá para uma situação de conflito.
- É necessário compreender os direitos dos outros usuários do sistema. A máxima é verdadeira: O limite do seu direito é onde começa o direito de outro. Respeite os limites e tente não sobrepor seus direitos em detrimento aos outros.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Valor dos seminovos deve cair devido a estoques cheios
Após valorização após o início da pandemia, preço dos usados deve cair devido a baixa demanda no período.
Saiba mais »IS 126/2020 padroniza contagem de prazos processuais
Mudanças visam atender às demandas geradas por processos administrativos que já estão em tramitação na Corregedoria do órgão.
Saiba mais »