Somente no último ano foi registrado um aumento de 50{3eb0ae594d8d75783e147147f797bf93ec6e086a12cfed6dbf08831e7124563f} (cinquenta porcento) no número de veículos apreendidos com este tipo de fraude.
O que mais assusta é que muitos dos proprietários que adquirem veículos clonados não sabem da fraude, sendo lesados financeiramente além de arcar com todas as implicações legais e burocráticas decorrentes da fraude.
Prevenção é tudo
A melhor saída ainda é a prevenção. Embora as fraudes tenham se tornado mais sofisticadas a cada dia, contando inclusive muitas vezes com apoio de servidores públicos, é possível identificar alguns sinais que podem indicar a ocorrência da fraude.
Fonte confiável
Confiança é a melhor moeda! Prefira comprar seu seminovo de concessionárias confiáveis ou pessoas conhecidas ou que sejam bem recomendadas.
Não tenha medo ou vergonha de pesquisar. Na internet você poderá obter, em muitos casos, informações sobre as lojas e concessionárias de automóveis. Além disso, você pode se informar com outros clientes sobre a experiência da compra.
Sempre desconfie de veículos com valores discrepantes.
Investigue
Existe uma longa lista de itens à serem conferidos antes da compra:
histórico do veículo e proprietários, licenciamento, multas, análise mecânica e estrutural, chassi, análise financeira, etc.
Vistoria cautelar
A forma mais rápida e barata é contratando uma vistoria cautelar.
Existem muitas empresas regulamentadas no Estado do Espírito Santo que oferecem o serviço de vistoria cautelar. O serviço é rápido, confiável e possui um excelente custo-benefício.
Após análise criteriosa em dezenas de itens do veículo e em várias categorias é emitido um laudo pericial cautelar onde o candidato a proprietário poderá realizar ou não a transação com total segurança sobre a origem e condição do veículo.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Novas turmas para curso de vistoria e reciclagem começam no dia 15
Devido ao grande sucesso e visando suprir a demanda por profissionais, a Acevive está promovendo novas turmas.
Saiba mais »Novas regras para segurança de condutores e passageiros
Novas regras visam a adoção de teste mais rigorosos nas montadoras e adição de novos itens obrigatórios.
Saiba mais »