Novas regras para segurança de condutores e passageiros
Novas regras visam a adoção de teste mais rigorosos nas montadoras e adição de novos itens obrigatórios.
Publicado em: 05/08/2019
De acordo com pacote de medidas definidas pelo DENATRAN, todos os carros novos vendidos no Brasil deverão passar por novos testes, mais rigorosos, que visam a segurança dos condutores. Algumas medidas já começam a valer em 2020.
Novos testes obrigatórios
Já no próximo ano todos os lançamentos deverão passar por rigorosos testes de colisão lateral e a adição de controle de tração e estabilidade.
Para aprovação nos testes os veículos serão equipados com bolsas infláveis laterais que visam amortecer os danos causados por colisões.
Itens de segurança
Outras medidas estão previstas e serão adotadas gradativamente em prazos já preestabelecidos, como o caso da adição de luz diurna em todos os lançamentos e sinal de frenagem de emergência, que faz as luzes de seta piscarem em caso de frenagem brusca.
O DENATRAN ainda estuda em exigências futuras adotar sistemas de frenagem autônomas, com instalação obrigatória de sensores capazes de detectar veículos ou pedestres, acionando os freios automaticamente.
Especialistas do ramo automobilístico têm apoiado a adoção de tais medidas que visam maior proteção dos condutores.
Ressaltam que a obrigação de itens de fábrica sendo aplicados de forma gradativa, favorecem a indústria e reduz o impacto das novas adequações. Lembrando que com o uso de tais itens de segurança de forma generalizada tende a fazer que os mesmos tenham seus custos barateados devido ao aumento na produção.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Novas turmas para curso de vistoria e reciclagem começam no dia 15
Devido ao grande sucesso e visando suprir a demanda por profissionais, a Acevive está promovendo novas turmas.
Saiba mais »Dicas úteis para evitar comprar um veículo clonado
Números de casos de "clonagem" no Estado disparam, mas algumas dicas simples podem ajudar a evitar o golpe.
Saiba mais »