Novas normas para tirar a CNH entrarão em vigor este mês
Segundo o texto do Diário Oficial da União (DOU) publicado em 17 de junho deste ano, as novas regras entram em vigor já este mês.
Publicado em: 05/09/2019
As novas regras para tirar a CNH já começam a vigorar em poucos dias, contudo muitos ainda não sabem quais são as alterações e como irão impactar na habilitação dos novos condutores.
Com as mudanças, o processo de habilitação de condutores tende ser mais rápido e com menos exigências. Espera-se que os novos condutores consigam retirar sua CNH com uma duração menor no tempo de aulas.
Veja a seguir as mudanças principais que irão vigorar:
Uso facultativo do simulador
O uso do simulador ficará a cargo do aluno na categoria B (automóveis), não sendo mais obrigatório. O aluno deverá optar, caso seja sua vontade, por fazer as aulas (com carga horária de 5 horas) antes das aulas práticas.
Redução na carga horária
A carga horária das aulas práticas para categoria B (automóveis) passará para 20 horas/aula (anteriormente era 25 horas/aula), diminuindo consideravelmente o tempo para que aluno realizar a prova.
Para motorista que desejarem adicionar a categoria B na habilitação que já possui, a carga horária exigida será de 15 horas/aula apenas.
Aula prática noturna
Agora será necessária a carga de apenas 1 hora/aula prática para o período noturno para as categorias A (motos), B (automóveis) e ACC (autorização para condução de ciclomotores).
Ciclomotores
Cai a quantidade de horas/aula exigidas para retirar a autorização. A nova carga horária exigida ficará em 5 horas/aula (antes eram exigidas 20 horas/aula).
O que vem a seguir
Além destas alterações normativas, há ainda propostas do Governo Federal para alteração nas regras de pontuação da CNH, contudo ainda estão em tramitação no congresso e não possuem prazos definidos para vigorarem.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
CRLV-e: Agora é possível imprimir o documento em casa
O documento pode ser impresso pelo site do Detran-ES, pelo Portal de Serviços do Denatran, ou pelo app Carteira Digital de Trânsito,
Saiba mais »5 motos apreendidas na Grande Vitória com placas iguais
Autoridades afirmam que se tratar de organização criminosa que promove assaltos a veículos e os vendem por plataformas digitais.
Saiba mais »