Projeto de lei visa ofertar CNH gratuita em todo o país
Hoje exclusiva a somente 7 Estados, a CNH Social beneficia aos cidadãos de baixa renda na obtenção do documento.
Publicado em: 15/12/2019
Atualmente a CNH Social é oferecida em 7 Estados da Federação, sendo eles: Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O projeto possibilita pessoas de baixa renda a obterem o documento, além de cursos profissionalizantes para condutores.
O Projeto de Lei 3904/2019 visa ampliar o acesso do programa para todos os demais Estados do país, com foco principalmente para fins profissionais, para os condutores que necessitam de obter a licença nas categorias A e B.
O processo de obtenção da CNH nessas categorias, atualmente possui um custo aproximado de R$ 2 mil, ficando inalcançável para uma grande faixa da população.
“A habilitação há muito tempo é um meio de você arrumar um emprego também, assim como você mexer na internet hoje é um fator preponderante para isso. Para ter uma rendinha e conseguir ganhar um pouco mais é necessário ter habilitação. O projeto vem de encontro ao anseio da sociedade e vai beneficiar milhares de centenas de famílias. Está aprovado em outros Estados e é viável de se fazer”, declarou o deputado federal Emerson Miguel Petriv, autor do projeto.
O projeto terá alguns requisitos básicos que serão avaliados antes da concessão. Além de comprovar possuir baixa renda, o cidadão que solicitar o benfício deverá atender aos seguintes requisitos:
- Ter idade mínima de 18 anos para a categoria B, que permite condução de veículos com até 8 passageiros;
- Possuir 21 anos no mínimo, ou dois anos de carta com categoria B, para também ser liberado a usufruir da categoria D, voltada para veículos de carga;
- Residir no Estado em que está pleiteando a documentação por no mínimo dois anos;
- Ter concluído o nível básico da educação, ou seja, saber ler e escrever;
- Possuir renda familiar de 2 a 3 salários mínimos por pessoa.
Vale ressaltar que além do preenchimento dos requisitos previamente listados, o candidato deverá passar por exames complementares para a obtenção da CNH, tais como testes psicotécnicos, médicos e de aptidão física também seriam contemplados pela gratuidade de acordo com a proposta do autor da PL.
Para ser aprovado na Câmara, o Projeto de Lei será analisado previamente por órgãos de diferentes setores, como Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição de Justiça e de Cidadania.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Contran prorroga os prazos pra a realização de exames toxicológicos
Motoristas terão um prazo mais estendido para colocarem o exames em dia, evitando corrida aos postos de atendimento
Saiba mais »5 a cada 10 veículos roubados são recuperados no ES
Grande parte dos veículos roubados são utilizados em golpes sofisticados que lesam o consumidor comum.
Saiba mais »