Acevive cria comissão especial para fiscalizar setor capixaba de vistorias
Comissão irá atuar para reprimir práticas irregulares que vêm prejudicando as empresas, usuários do setor e órgãos reguladores.
Publicado em: 26/09/2020

O CAF — Comissão de Acompanhamento e Fiscalização, será composto por 6 (seis) nomes que já atuem e tenham experiência no mercado de vistorias veiculares no Estado do Espírito Santo e será conduzida pelo Diretor Presidente da Acevive, Anderson Stofel.
Após a formação da comissão, os nomes dos integrantes serão divulgados, onde deverão iniciar os trabalhos de acompanhamento e fiscalização imediatamente, dado a urgência de denúncias feitas recentemente por empresários e representantes das ECV’s.
A necessidade
“A necessidade da comissão se dá, devido ao grande número de denúncias de diversas irregularidades que temos recebido recentemente, feitas por clientes, empresários e profissionais do setor“. Afirmou Anderson Stofel, Presidente da Acevive.
Dentre as irregularidades denunciadas, a que tem maior incidência é sobre concorrência desleal ou de forma predatória. Tal prática vem prejudicando muito as empresas de vistoria que trabalham de forma íntegra, lesando os órgãos reguladores e colocando em risco a segurança dos usuários.
Usuários e empresários ameaçados
Relatos indicam que algumas empresas ofertam os serviços com valores abaixo de mercado, mas realizando serviços de forma irregular ou enganosa, com o objetivo de captar novos clientes e competir com as empresas já consolidadas no mercado.
“As denúncias são muito graves e precisamos apurá-las celeremente afim de levá-las ao conhecimento dos órgão reguladores e cobrarmos as devidas providências para combater tais infrações. Não podemos deixar que as empresas que trabalham de forma idônea e os usuários sejam lesados desta forma“. Disse Stofel.
A prática do delito, permite que veículos que não estão aptos a rodarem por alguma irregularidade, sejam aprovados na vistoria, sendo liberados para rodarem livremente. Essa prática acaba ainda por facilitar que adulterações ou outras irregularidades graves não sejam detectadas e combatidas, causando prejuízo às ações desenvolvidas pelo poder público nos últimos anos.
Acompanhamento e fiscalização
A melhor forma de compelir tais práticas é o acompanhamento e a fiscalização regulares, para que as irregularidades sejam identificadas assim que forem praticadas e as penalidades serem aplicadas rapidamente.
O Detran-ES está ciente de tais práticas e já realiza várias ações para inibir, identificar e punir as empresas que o fazem. Contudo, é importante que todo o setor colabore e denuncie para que as ações tenham maior eficiência e sejam executadas de forma célere.
“Temos a obrigação de combater tais práticas. Não somente pelos nossos associados, mas por todas as empresas do ramo. Não podemos permitir que as empresas de vistoria veicular de nosso Estado fiquem desamparadas e vulneráveis à essas práticas espúrias. Além disso, a segurança dos usuários pode ser colocada em risco se atitudes não forem tomadas brevemente. Nós vamos fiscalizar, denunciar e cobrar das entidades competentes a devida solução“. Concluiu Anderson Stofel, Diretor Presidente da Acevive
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:

Reunião virtual sobre medidas restritivas com Detran ES e associados
Givaldo Vieira, Diretor Geral do Detran/ES respondeu as perguntas elaboradas pelos associados durante toda a reunião.
Saiba mais »
Novas regras para segurança de condutores e passageiros
Novas regras visam a adoção de teste mais rigorosos nas montadoras e adição de novos itens obrigatórios.
Saiba mais »