Cinquentinhas entram na mira da fiscalização do BPTran ES
Este tipo de veículo necessita de registro e sua condução deve atender às exigências prevista na legislação de trânsito vigente.
Publicado em: 17/06/2021
“Cinquentinhas” é como são conhecidas popularmente os veículos ciclomotores. Para quem não sabe, ciclomotores são veículos de 2 ou 3 rodas, movidos a motor de combustão, que não excedam os 50 cm cúbicos em cilindradas, e cuja velocidade máxima seja de até 50 km/h.
Já os ciclo-elétricos, são veículos que possuam 2 ou 3 rodas, com propulsão elétrica de no máximo 4 kw (quatro quilowatts) e que o peso total não exceda 140Kg (incluindo o condutor). O que muita gente ignora é que, caso eles possuam potência superior a 350whats e sua velocidade não exceda 50Km/h, devem obedecer as mesmas regras dos ciclomotores.
Esta categoria de veículo, ao contrário do que muita gente acredita, necessita de registro no órgão de trânsito competente, e sua condução deve atender às exigências prevista na legislação de trânsito. Além disso, o condutor deve possuir habilitação adequada para este tipo de veículo.
O Batalhão de Polícia de Trânsito do Espírito Santo (BPTran ES) sempre atuou na fiscalização dos ciclomotores em todo os Estado. Contudo, a popularidade dos modelos elétricos e o aumento do números de veículos deste tipo em circulação, tem levado ao BPTran a intensificar os esforços de fiscalização e conscientização dos proprietários.
A utilização das cinquentinhas deve atender às normas exigidas por lei que, além do registro do veículo, o mesmo deve apresentar itens obrigatórios de segurança, como retrovisores, buzina, indicador de velocidade, sinalização noturna, capacete e a necessidade de condutor habilitado.
Além da falta de conformidade com as normas de utilização, outro problema enfrentado é a utilização inadequada das vias destinadas a pedestres e ciclista, pelos proprietários e condutores dos ciclomotores e ciclo-elétricos, comprometendo a segurança dos usuários. É muito comum flagrar veículos como estes sendo conduzidos em calçadões, calçadas e ciclovias em velocidade considerável em meio a pedestres e ciclistas.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Projeto de lei prevê ressarcimento ao SUS por motorista embriago
Historicamente, os acidentes de trânsito são responsáveis por grandes gastos do SUS no tratamento das vítimas.
Saiba mais »5 motos apreendidas na Grande Vitória com placas iguais
Autoridades afirmam que se tratar de organização criminosa que promove assaltos a veículos e os vendem por plataformas digitais.
Saiba mais »