Detran|ES divulga requisitos para o credenciamento de empresas de vistoria
Com nova medida empresas do Espírito Santo poderão atuar como agentes de vistoria credenciados pelo órgão gerando novas vagas de trabalho.
Publicado em: 23/09/2019
O Detran|ES publicou no Diário Oficial a Instrução Normativa de Serviço 196/2019 que prevê o credenciamento de empresas privadas para a prestação dos serviços de vistoria veicular em âmbito estadual.
A medida promete padronizar, modernizar e agilizar o serviço de vistoria veicular no Estado, tornando o serviço mais seguro e cômodo aos proprietários de veículos.
Conforme já era prevista em resolução do CONTRAN de 2013, é de responsabilidade dos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal o credenciamento de pessoa jurídica de direito público ou privado para o exercício das atividades de vistoria de identificação veicular.
O credenciamento das empresas visa suprir a demanda do serviço de vistoria, antes realizado exclusivamente pelo Detran|ES, e que vem aumentando ao longo dos anos e causando morosidade nos processos de vistoria.
A solução vem atender a uma solicitação antiga dos proprietários de veículos do Estado e deve beneficiar o setor de veículos.
Reconhecimento
Essa mudança vem como um reconhecimento da importância da atividade exercida pelas ECV’s como um importante elemento de redução do número de acidentes e nos casos de furto e roubo de veículos.
As empresas que desejarem se credenciar deverão passar por rigoroso processo análise e adequações legais e técnicas antes de obterem o credenciamento conforme as determinações da legislação vigente.
Novas vagas de trabalho
As empresas do setor de vistoria do Estado estão otimistas e acreditam que a nova medida deverá gerar novas vagas de trabalho no setor, tendo em vista o aumento da oferta de postos de vistoria.
Isso deverá movimentar a economia em todo o Estado e deverá contribuir com a qualificação dos profissionais do setor e a implantação de novas tecnologias, elevando o nível dos serviços oferecidos aos proprietários de veículos.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Projeto Campeões do Futuro participa da 18ª Corrida Garotada
Crianças e adolescentes assistidos por projeto apoiado pela Acevive participam em peso do evento esportivo.
Saiba mais »ECV tem atividades suspensas por indícios de irregularidades
Além de ter suas atividades suspensas, empresa responderá a processo administrativo e inquérito policial.
Saiba mais »