Governo Estadual libera nova classificação de risco por município
Diminuição no número de óbitos e na taxa de ocupação dos hospitais, permitiu a redução de risco em diversas cidades.
Publicado em: 08/05/2021
O novo mapa de risco divulgado no final da tarde desta sexta, 07 de maio indica uma melhora na classificação de risco em todo os Estado, não havendo mais cidades em risco extremo, e a inclusão de mais cidades nas classificações de risco baixo e moderado. No mapa atual, 12 cidades entraram em risco baixo, ganhando maior flexibilização nas medidas de restrição de combate a pandemia.
O avanço na classificação de risco, se dá a diminuição do número de óbitos nos últimos dias e a queda no índice de ocupação de leitos hospitalares, tanto de enfermaria quanto de UTI, chegando a 80%. Segundo os dados do governo, o índice de transmissão também diminuiu, sendo um reflexo das medidas de isolamento e o início da vacinação de alguns grupos prioritários.
O Governador Renato Casagrande ressaltou que, embora haja uma melhora no panorama geral no Estado, é preciso que a população continue adotando as medidas de prevenção ao novo Coronavirus e busque a vacinação a medida que as doses forem sendo disponibilizadas. O relaxamento nas medidas podem fazer que o índice de contaminação volte a subir e haja novamente aumento no índice de ocupação hospitalar, fazendo que a flexibilização nas atividades econômicas seja interrompida novamente.
Regras de funcionamento
Cidades em Risco Alto:
- Lojas de rua: segunda a sexta, das 10h às 18h e sábado, das 10h às 14h.
- Shopping centers: segunda a sexta, de meio-dia às 20h e sábado, de 12h às 16h.
- Restaurantes: segunda a sexta, das 10h às 20h e sábado, das 10h às 16h.
- Bares: não podem atender presencialmente, apenas delivery.
Cidades em Risco Moderado:
- Comércio de rua e shoppings: horário de acordo com cada estabelecimento.
- Restaurantes, lanchonetes e bares: segunda a sábado até às 22h e domingo, até às 16h.
A classificação por cidade
O Estado conta atualmente com 12 cidades em risco baixo, 42 em risco moderado e 24 seguem em risco alto. Não há mais cidades classificadas como risco extremo.
As cidades da Região Metropolitana da Grande Vitória, Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, mantiveram suas classificações como risco alto, com exceção do município de Fundão, agora classificado como risco moderado.
Veja abaixo a classificação de cada cidade:
RISCO BAIXO: Águia Branca, Baixo Guandu, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Muqui, São Roque do Canaã e Vila Pavão.
RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Ibiraçu, Ibitirama, Itapemirim, Iúna, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Marilândia, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pancas, Piúma, Ponto Belo, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
RISCO ALTO: Alegre, Anchieta, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guaçuí, Guarapari, Irupi, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Muniz Freire, Pedro Canário, Pinheiros, Presidente Kennedy, Rio Bananal, São José do Calçado, Serra, Viana, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Presidência da ACDS visita a sede da Acevive em Vitória-ES
Presidente e Vice Presidente da Entidade foram recebidos por Anderson Stofel, Presidente da ACEVIVE, na sede da associação.
Saiba mais »Campanha mundial Maio Amarelo convida à reflexão sobre o trânsito
A campanha tem expressão a nível mundial e conta com o apoio e a participação de diversas entidades da iniciativa pública e privada.
Saiba mais »