Novo modelo de vistoria é implantado no Estado e visa oferecer mais segurança
Visando uma maior segurança e transparência nas transferências de veículos, Detran|ES implanta novo modelo de vistoria com mais dispositivos de segurança.
Publicado em: 13/01/2020
Na última segunda, 13 de janeiro de 2020, começou a vigorar um novo modelo de vistoria veicular implantado pelo Detran|ES e Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV’s) em todo os Estado do Espírito Santo.
Segundo o diretor do Detran|ES, Givaldo Vieira, as medidas têm por objetivo oferecer mecanismos de segurança contra fraudes ou adulterações que visam lesar, principalmente, os proprietários de veículos.
A medida cumpre a orientação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), como prevê a Resolução 466/2013.
Vistoria obrigatória
A vistoria veicular é obrigatória na realização de transferência de propriedade de veículos, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual e todos os demais serviços que necessitem da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Anteriormente, a vistoria era feita utilizando-se de métodos analógicos e desatualizados, utilizando-se formulário com decalque manual para a coleta dos números de chassi do automóvel. O procedimento deixava margem para o ação de estelionatários e quadrilhas especializadas em furtos e adulterações.
Novo modelo
O novo modelo de vistoria gera registros digitais do veículo, armazenando as informações em um cadastro único com o histórico completo do veículo com laudos, imagens e diversos documentos com dispositivos de segurança e identificação.
O processo visa priorizar a transparência dos procedimentos e informações coletadas, facilitando os processos de transferência de veículos e inibir as práticas de clonagem e adulteração de veículos, crimes que têm índices aumentados nos últimos anos.
Como funciona
O proprietário deverá se dirigir a uma Empresa Credenciada pelo Detran munido dos documentos necessários para o processo.
- Realizar vistoria na Empresa Credenciada de Vistoria;
- Dirigir-se à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular), pegar senha para atendimento e abertura do processo;
- Efetuar pagamento do DUA/Detran na rede bancária;
- Retornar à Ciretran ou PAV (Posto de Atendimento Veicular) para finalizar o processo e pegar o documento (CRV).
O Detran disponibiliza ainda uma lista com a relação das Empresas Credenciadas de Vistoria (ECV’s) que pode ser acessada através deste link.
Fonte: Tribuna Online
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Reunião na sede da OAB-ES com José Carlos Rizk
Instituições já possuem longo histórico de parcerias e já promoveram inúmeras ações em favor do Setor de Vistorias Capixaba.
Saiba mais »Etiqueta de segurança será obrigatória a partir do próximo ano
Portaria publicada pelo Denatran determina o uso da etiqueta informativa em veículos novos.
Saiba mais »