Veículos em péssimas condições são aprovados em vistorias
Ao menos 10 veículos tiveram as respectivas vistorias aprovadas, mesmo estando em condições precárias ou numeração de chassi apagadas.
Publicado em: 18/01/2023
Denúncia feita pelo site da UOL aponta ao menos 10 veículos que tiveram as respectivas vistorias aprovadas, mesmo estando em condições precárias ou numeração de chassi apagadas. Os casos ocorreram no Espírito Santo e foram relatados por entidades ligadas aos órgãos de trânsito.
Para quem não sabe, as vistorias veiculares são realizadas por empresas credenciadas, sendo obrigatórias nas situações transferência e/ou regularização, com o objetivo de impedir que veículos más condições de uso continuem a circular pelo estado, bem como inibir a prática de fraudes, furtos e adulterações.
O presidente da Acevive, Anderson Stofel, manifestou total repúdio à prática ocorrida e já encaminhou ao Detran-ES denúncia contra as empresas credenciadas envolvidas nas irregularidades, afim de penalizá-las e impedir que casos semelhantes venham a ocorrer no futuro.
Não vamos tolerar práticas absurdas como esta, e já estamos tomando todas as providências necessárias para apurar os fatos. Além de atingir todo o Setor de Vistorias Capixaba, empresários, funcionários e todo o trabalho sério realizado pelas ECV’s (Empresas Credenciadas de Vistoria), esta anomalia é também uma grave ameaça à segurança e a vida dos usuários do trânsito. É imperativo que os responsáveis sejam penalizados para que casos como este não voltem a ocorrer em nosso Estado.
Anderson Stofel, Presidente da Acevive
Conforme informado na reportagem, o Detran-ES está aguardando apenas o acolhimento das denúncias para instaurar processo administrativo e adotar as devidas providências legais cabíveis contra os responsáveis.
Canal de denúncias
A Acevive criou ainda um canal de denúncias próprio, que permite que qualquer pessoa submeta denúncias de irregularidades, baixa qualidade nos serviços prestados ou no atendimento feito pelas ECV’s Capixabas. Todas as denúncias serão acolhidas de forma anônima, não havendo necessidade de fornecer qualquer informação do denunciante, e serão acolhidas, apuradas e encaminhadas aos órgãos de regulação competentes para que as medidas cabíveis sejam adotadas.
Para enviar sua denúcia, basta acessar este link e preencher o formulário.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Chegou o momento da entrega das solicitações de credenciamento das ECV’s
O Detran|ES esclarece que a contratação de empresas de TI deverão ser feitas posteriormente.
Saiba mais »Detran/ES publica adequações a ISN 27/2021
As adequações visam aproximar as medidas adotadas pelo Detran/ES à realidade vivida pelas empresas do setor de vistorias.
Saiba mais »