5 a cada 10 veículos roubados são recuperados no ES
Grande parte dos veículos roubados são utilizados em golpes sofisticados que lesam o consumidor comum.
Publicado em: 17/05/2021

O Espírito Santo possui um índice de 50% na recuperação de veículos roubados. Isso quer dizer que apenas metade dos veículos voltam para a posse de seus proprietários. Isso se dá a ação de quadrilhas especializadas em roubos e fraudes envolvendo veículos.
Grande parte dos veículos roubados são utilizados em golpes que lesam o consumidor comum. Os veículos roubados são adulterados e em seguida anunciados para venda como legítimos. Geralmente, quando o golpe é descoberto já é tarde demais, e o comprador acaba adquirindo prejuízos e burocracia, uma vez que trata-se de produto originado de crime.
Combate aos roubos
Ao longos dos anos, o poder público e as forças de segurança do Estado, têm feito esforços para a redução deste tipo de crime. Ações integradas entre polícia civil, militar e as guardas municipais de cada cidade, obtiveram resultados positivos na coibição destes crimes e no aumento das taxas de recuperação.
O município de Vitória, por exemplo, conta com um Cerco Inteligente que identifica veículos com restrição imediatamente quando passam pela área monitorada, possibilitando a interceptação em caso de roubo. O sistema vem obtendo bons resultados desde a sua implantação e tende a ser expandido.
Contudo, na mesma proporção que se aumenta as medidas de combate a estes crimes, os crimes aumentam em números e também em sofisticação. Isto tem obrigado aos consumidores do Estado a adotarem cada vez mais cuidados na hora de negociarem veículos seminovos.
Segurança na hora de negociar
Diante deste panorama, a forma mais segura de realizar uma negociação envolvendo veículos seminovos é submetendo o veículo a uma vistoria especializada que analise em várias dimensões as reais condições do automóvel, além de documentação, identificação e dívidas, que por ventura venha existir.
A prática é conhecida como vistoria veicular cautelar e conta com análise detalhada do veículo por profissionais qualificados, além de consultas a diversos bancos de dados simultaneamente para revelar o histórico completo do automóvel.
Aderson Stofel, Presidente da Associação Capixaba das Empresas de Vistoria Veicular (Acevive), explica que este tipo de serviço é seguro e garantido, pois conta com uma análise imparcial e especializada feita por técnicos qualificados, onde todo o processo é monitorado e registrado em cada etapa, sendo emitido ao final um laudo detalhado atestando o resultado.
O serviço de vistoria cautelar é capaz de identificar se houve clonagem, adulteração, reparos irregulares, colisões anteriores, se o veículo tem origem de leilão, ou qualquer outra irregularidade que possa vir a lesar o comprador.
Anderson Stofel, Presidente da Acevive
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:

Reunião com Detran/ES para tratar de interesses do Setor de Vistorias
O objetivo do evento foi a expressar as reivindicações e sugestões de adaptação manifestadas pelas ECVs associadas.
Saiba mais »
Comunicado de venda do veículo pode ser feito em cartório
Com a nova medida, o vendedor já poderá sair do cartório sem responsabilidades sobre o veículo vendido.
Saiba mais »