Valor dos seminovos deve cair devido a estoques cheios
Após valorização após o início da pandemia, preço dos usados deve cair devido a baixa demanda no período.
Publicado em: 10/07/2020
A estagnação econômica causada pela pandemia de COVID-19 diminuiu drasticamente o consumo em geral. Com as concessionárias de veículos o efeito não seria diferente causando um “encalhe” de veículos em seus estoques.
Valorização na pandemia
Apesar da valorização dos usados durante a pandemia, em parte devido à maior cautela dos consumidores em assumirem compromissos financeiros de valores mais altos, dando preferência aos seminovos, os estoques permaneceram cheios e estima-se que uma queda nos preços será necessária para que não haja maiores perdas pelas concessionárias.
Estoques parados
Um levantamento realizado pela empresa de consultoria MegaDealer em parceria com a plataforma AutoAvaliar, estima que mais de 5 milhões de veículos estão parados nos pátios das concessionárias de todo o país.
O estudo tomou com base os cinco primeiros meses de 2020, analisando o número de operações efetuadas em mais de 2 mil concessionárias.
Para as concessionárias isso se torna motivo de enorme preocupação. Os veículos seminovos são um ativo importante às empresas de venda. Sendo eles recebidos como parte do pagamento dos veículos novos, a venda de seminovos é utilizada para garantir o fluxo de caixa das concessionárias para sustentar o negócio e para pagamento de débitos.
Margem de lucro
O executivo da MegaDealer no Brasil, Fabio Braga, destaca a importância em buscar o equilíbrio entre margem de lucro e capital de giro devido as dificuldades do momento. Segundo ele, será impossível manter as mesmas margens de lucro após a reabertura do comércio.
Existem ainda outros fatores que devem empurrar os preços do seminovos para baixo, como a valorização dos carros novos e as locadoras de veículos, que devido a falta de operações durante a pandemia, tendem a enxugar seu estoques de veículos, injetando mais seminovos no mercado.
O Autor desta matéria
Você também pode gostar:
Detran/ES publica adequações a ISN 27/2021
As adequações visam aproximar as medidas adotadas pelo Detran/ES à realidade vivida pelas empresas do setor de vistorias.
Saiba mais »Você conhece as mudanças no CTB que já valem em 2023?
Muitas das regras já estão valendo desde o ano passado, mas muitos motoristas não sabem ou ainda têm dúvidas.
Saiba mais »